Foto: Luciano Ribas (Divulgação Festival VCSM)
Todos os premiados no palco, no final da cerimônia.
Com o tema ““O Tempo Não Para”, a 16ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema premiou, neste sábado (23), produções audiovisuais de Santa Maria e Região e de outros estados. Nos três dias de evento, pelo menos 350 pessoas passaram pelo Theatro Treze de Maio.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A seleção final dos participantes funcionou de maneira diferente este ano, e deve permanecer pelos próximos, na definição de um dos organizadores, Luiz Cassol. Dos 130 inscritos, o número de selecionados foi menor em relação às edições anteriores, cerca de 10% do total, o que na percepção de Cassol foi benéfico ao evento como um todo.
Novidade
O próximo passo do Festival é implementar uma nova categoria de competição: as produções de longa-metragem, aquelas que duram mais de 70 minutos.
– A grande surpresa é que a gente pretende em dois anos começar com uma mostra competitiva de longas metragens com o recorte de produções latino-americanas. A gente já ensaiava isso quando fazia as mostras – projeta Cassol.
PREMIAÇÃO
Mostra Nacional
Comunidade Guarani Mbya de Santa Maria é presença no 16º Vídeo e Cinema
Homenageado
O cineasta Paulo Nascimento e aos atores e tradicionais apresentadores do festival, Patrícia Garcia e Ricardo Paim.
- Paulo Nascimento é cineasta, roteirista, produtor e escritor. Nascido em Tupanciretã/RS, é ex-aluno da Faculdade de Jornalismo da UFSM, sócio da Accorde Filmes de Porto Alegre e diretor da Paris Filmes de São Paulo. É o diretor de mais de 10 longas-metragens, e tem em sua bagagem a experiência de criar e dirigir dezenas de séries.
Corpo de Jurados
Os jurados são os jornalistas Daniel Paim, Sione Gomes e Tatiana Py Dutra, a secretária de Cultura de Santa Maria, Rose Carneiro, e o ator Laédio José Martins.
Detalhes
Desde 2002, o SMVC tem o objetivo principal de democratizar o acesso do público ao audiovisual. Na 16ª edição, as atividades estão estruturadas com o tema “O Tempo Não Para”, uma reflexão em torno das mudanças ocorridas no audiovisual e na sociedade como um todo.